The history of Santa Claus

Posted · Add Comment

Santa-Claus

Sete fatos interessantes sobre Santa Claus, ou Papai Noel, para os brasileiros.

– ELE ERA REAL
Santa Claus é na verdade a figura de Saint Nicholas, bispo de Myra, uma pequena cidade onde hoje é a Turquia. O bispo ganhou fama por distribuir presentes. Ele pagava dotes de garotas pobres e distribuía moedas e docinhos para crianças. Depois de sua morte, ele foi canonizado e virou patrono das crianças.

– O NOME “SANTA CLAUS”
Uma tradição holandesa manteve a memória de Saint Nicholas com o nome de “Sinterklaas”, um bispo que viajava de casa em casa para entregar guloseimas na noite de 05 de Dezembro. O nome SANTA CLAUS só veio a aparecer mesmo depois de uma publicação no jornal New York City em 1773.

– A PRIMEIRA VEZ QUE SANTA CLAUS DESCE POR UMA CHAMINÉ
Em 1809, o escritor Washington Irving publicou em seu livro “A History of New York” o que seria a primeira caracterização de Santa Claus. Ele se referiu ao Santa como alguém gordo, barbudo e que fumava um cachimbo. Foi também nessa história em que se deu a primeira imagem de Santa Claus descendo pela chaminé.

– TWAS THE NIGHT BEFORE CHRISTMAS
O poema “Twas the night before Christmas” foi publicado anonimamente em 23 de Dezembro de 1823. Este poema popularizou muitas das características que descrevem Santa Claus até hoje, como por exemplo, o fato dele conduzir um trenó com 8 renas.

– COCA-COLA CRIOU A IMAGEM DO SANTA CLAUS MODERNO
Santa Claus era retratado com vários roupas de cores diferentes , como roxo, azul entre outras. Até que somente em 1931, quando o artista Haddon Sundblom ilustrou a imagem de Santa Claus usando um terno vermelho numa campanha da Coca-Cola é que a imagem realmente ganhou fama no mundo.

– LOJA DE DEPARTAMENTOS
A primeira loja de departamentos com roupas de Santa Claus a serem comercializadas foi criada em 1890. Muitas crianças arrastavam seus pais para a loja para comprarem as roupas temáticas, e a partir daí nasceria uma tradição.

– SANTA CLAUS FOI SOLTEIRO ATÉ 1800
A primeira vez que a esposa de Santa Claus foi mencionada foi em 1849, numa pequena estória chamada “A Christimas Legend”por James Rees. Até então ele era solteiro.